OBJETIVO
A pós-graduação em ABA aplicada ao Transtorno do Espectro Autista tem como público tem como objetivo propiciar aos profissionais educadores das mais diversas áreas, a articulação teórica/prática para a identificação, manejo, tratamento/intervenção e encaminhamentos possíveis, capacitando-os para a atuação nas diversas circunstâncias de trabalho com o TEA.
PÚBLICO-ALVO
A pós-graduação em ABA aplicada ao Transtorno do Espectro Autista Professores, Pedagogos, Psicopedagogos, Psicólogos, Neuropsicopedagogos, Psicomotricistas, Gestores Escolares, Pais e demais Profissionais Graduados da área de Educação.
METODOLOGIA
O curso está formatado a partir de Metodologias Ativas de Aprendizagem para tornar as aulas mais dinâmicas e com aplicabilidade. As aulas da pós em ABA aplicada ao Transtorno do Espectro Autista serão presenciais com interação direta com os professores por meio de discussões, resolução de problemas, estudos de caso, atividades práticas, atividades em grupos. – Metodologias Ativas: métodos em que o aluno é o principal agente no processo de ensino-aprendizagem. – Material Didático: disponibilizado de forma digital através do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) – www.posunigrad.com.br. O aluno é responsável por acessar o conteúdo e trazê-lo para a aula.
GRADE CURRICULAR
DISCIPLINAS
CONCEITOS INTRODUTÓRIOS E FUNDAMENTOS DA ANÁLISE DO COMPORTAMENTO |
DIMENSÕES DE ABA, MOTIVAÇÃO, EXTINÇÃO, PUNIÇÃO E SUAS IMPLICAÇÕES PARA O TEA |
COMPORTAMENTO SIMBÓLICO E ALFABETIZAÇÃO DO SUJEITO COM TEA |
COMPORTAMENTO VERBAL |
ABA E ENSINO DE NOVOS REPERTÓRIOS |
ABA E ATENDIMENTO MULTIDISCIPLINAR |
AVALIAÇÃO FUNCIONAL DO COMPORTAMENTO E ESTRATÉGIAS DE INTERVENÇÃO |
A FAMÍLIA NO PROCESSO DE ORGANIZAÇÃO DA INTERVENÇÃO EM ABA |
PLANO DE ENSINO INDIVIDUALIZADO EM ABA |
ESTRATÉGIAS DE INTERVENÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES SOCIAIS |
ESTUDOS E EVIDENCIAS SOBRE O USO DAS TECNOLOGIAS |
ÉTICA DO ANALISTA DO COMPORTAMENTO E EMISSÃO DE DOCUMENTOS |
CERTIFICAÇÃO
CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM CONFORMIDADE COM A RESOLUÇÃO CNE/CES 01, 08/04/2018 REALIZADO PELA FASU – FACULDADE SUDOESTE.